Categorias
Dicas

Como a música esta sendo consumida nos dias de hoje?

Como ter uma carreira sólida dentro do meio musical? Sem dúvidas é uma tarefa que requer bastante esforço e empenho, já que se tornar um músico profissional tem sido algo bem complexo ultimamente, levando em conta como está o mercado atual! Com a chegada da internet, plataformas de Streaming e entre muitas outras coisas que mudaram no mercado musical e com isso também mudando a forma de trabalhar com a música!

Como já tinha dito algumas vezes, dentro da música existem várias formas de se trabalhar e conseguir uma renda através desse trabalho! Por exemplo músico freelancer, músico de banda, músico da noite, produtor musical, compositor, e também funções relacionadas como a de Luthiaria (manutenção e confecção de instrumentos musicais) e roadies (que fazem a parte de montagem de palcos) entre muitas outras.
Mas a principal mudança em todo o mercado musical é devida a forma de consumo da música atual, esse consumo está sendo muito mais rápido quando comparado as décadas passadas! Isso mudou a forma de se posicionar no mercado, já que manter uma função fixa talvez não seja o suficiente para se sustentar!

Então grande parte dos músico dessa geração, que na maioria são músico independentes sem gravadoras ou selos optam pelo “Do Yourself” o famoso faça você mesmo, tendo que se produzir e gravar por conta própria, algo que a tecnologia nos permite fazer hoje em dia, já que não precisa necessariamente gravar em um grande estúdio ou com uma grande gravadora para se obter sucesso e estabilidade na carreira! Isso deixou o mercado muito independente, porém aumentando absurdamente a concorrência entre esses músicos, mas mesmo assim o mercado nunca foi fácil e sempre teve concorrência.

Então a melhor forma de se manter no meio e continuar lutando para conseguir seguir seu sonho tendo estabilidade e reconhecimento e se manter firme e consequentemente ser o mais completo como músico, executando diversos trabalhos dentro do meio musical isso aumenta sua chance de se manter estável dentro do mercado! Devemos sempre observar como as coisas mudam e ver os lados bons e ruins disso para aí sim poder se adaptar e seguir em frente!